Obras trabalhadas
2018
GRUPO 1 – Daseinanálise: A Psicoterapia de Inspiração Fenomenológica
Seminários de Zollikon – Protocolos, diálogos, cartas
Martin Heidegger
Neste livro estão os protocolos de mais de vinte seminários conduzidos por Martin Heidegger para estudantes e assistentes de psiquiatria, revistos e ampliados pelo autor; a transcrição de uma conjunto de diálogos entre Heidegger e Medard Boss e trechos de mais de 250 cartas que Heidegger endereçou a Boss. Esse conjunto abrange temas centrais do pensamento heideggeriano, aqui tratados em sua relação com a psiquiatria, o que faz dessa obra um material único.
GRUPO 2 – Psicologia Clinica, Fenomenologia e Espiritualidade: Reflexões Possíveis
Sobre o Desprendimento
Mestre Eckhart
Os três textos dispostos em ‘Sobre o Desprendimento’ foram escritos originalmente em médio-alto alemão no início do século XIV por Mestre Eckhart, uma figura mística e de prestígio no Ocidente cristão, que conheceu a infâmia de um processo de heresia, pois ‘quis saber mais do que convinha.’ Eckhart tornava vivo os textos sagrados e os usava como ponto de partida para tecer interpretações livres, visionárias e supreendentes. O ‘desprendimento’ está na base da doutrina espiritual de Eckhart. Sua reflexões versam não sobre um desprendimento voluntarioso ou que implique na separação violenta entre humano e natural, mas sim o desprender-se para repousar-se em sim, ser-uno-consigo-mesmo. De alcance universal, tal exigência abissal da ‘pobreza em espírito’, que tem deixado vestígios na história do pensamento Nicolau de Cusa, Ângelo Silésio, mas também Hegel, Jung, Heidegger e Bataille, suscita interesse muito além do cristianismo, em especial nas escolas de mística oriental. É próprio de Eckhart a audácia do desprendimento, a capacidade de conduzir a teologia para a vertigem do nada, com um gesto radical que lembra certos textos budistas.
2019
GRUPO 1
ESTUDOS SOBRE EXISTENCIALISMO, FENOMENOLOGIA E EDUCAÇÃO
Joel Martins
Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Os procedimentos fenomenológicos podem auxiliar a compreender o fenômeno educação na sua realidade, à medida que olhamos atentivamente para as suas manifestações. Para compreender esse fenômeno, o modo de ser do ser do homem destaca-se como significativo pois sua característica é o cuidado, que é “cura”, que no discurso heideggeriano significa “pré-ocupação com”, essência da educação. Pensando assim, apresentamos um capítulo sobre O Existencialismo de Kierkegaard, outro sobre A Ontologia de Heidegger e um terceiro sobre A Filosofia da Educação Centrada no Aluno que mostra possibilidades de trabalhar-se com algumas noções, contidas naqueles capítulos, em educação. Neste último, apresentamos um estudo sobre tentativas de trabalhar com idéias do Existencialismo e da Fenomenologia em Educação, explicitando modos de a Educação ser efetuada segundo concepções existencial e fenomenológica. É importante ficar claro que a Educação Centrada no Aluno é vista por nós apenas como uma das possibilidades de fazer fluir o pensar do Existencialismo e da Fenomenologia na Educação. Mas compreendemos que as idéias dessas correntes filosóficas permanecem abertas, como imensos campos para serem estudados e viabilidade para um autêntico re-pensar o ser da Educação.
GRUPO 2
CUIDADO E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICO-HERMENÊUTICA
CRISÓSTOMO LIMA DO NASCIMENTO
Esta pesquisa procurou promover uma reflexão dos saberes e fazeres educacionais à luz da fenomenologia hermenêutica do filósofo alemão Martin Heidegger. A partir de uma apresentação dos principais conceitos deste pensador, que ficou conhecido por implementar uma crítica à metafísica tradicional, responsável, segundo ele, pelo esquecimento da diferença ontológica entre ser e ente, procuramos dar realce à compreensão ontológica do cuidado, como estrutura fundante de todo e qualquer modo do ser-com. Em seguida, intentamos identificar e compreender os elementos de cunho teórico mais recorrentemente presentes nas perspectivas educacionais, tornando-se balizadores de visadas necessárias de serem explicitadas e tematizadas com maior nível de rigor, elucidando suas visões de mundo subjacentes. Por fim, promovendo um cruzamento destas dinâmicas, procuramos dar visão às possibilidades de compreensão de boa parte das relações educacionais à luz das modulações do cuidado heideggereano, permitindo aflorar sentidos, muitas vezes em dimensões pré-predicativas, que norteiam o cotidiano escolar em seus múltiplos desdobramentos.
2020 (EM BREVE)